Quem sugeriu á ideia dos cantinhos?
A ideia de ambientes de aprendizagem pode ter uma interpretação ampla.
Entretanto, para dar-lhe corpo e torná-la menos genérica, é importante destacar as
implicações que tem, para os ambientes de aprendizagem, a organização do próprio
espaço, enquanto espaço físico; uma sugestão que vem da conotação mais imediata da
palavra ambiente, que não se refere primordialmente a um lugar dentro de uma
máquina como é o computador, como no caso do programa LOGO de Papert [1986].
São comuns nas pré-escolas francesas o que é chamado de cantinhos de
Freinet. A imagem de uma destas pré-escolas, mostra uma ampla sala de aula com
pequenas áreas (cerca de 4 m2), junto a uma das quatro paredes, com um arranjo
especial do espaço onde móveis, livros, brinquedos e outros objetos estão disponíveis
segundo um tema pré-estabelecido
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. Estas pequenas áreas recebem a denominação de
cantinhos. Pode haver, então, o cantinho de arte, cantinho de música, de leitura,
ciências, ...2
As crianças circulam por estes diversos espaços, explorando objetos esugestões que eles possam ter. Esta imagem de sala de aula permite encontrar um
acoplamento ótimo entre a idéia do LOGO, enquanto um arranjo para um ambiente
computacional, e outros tantos arranjos feitos sobre o espaço físico que possibilitem o
aparecimento de situações de aprendizagem que são fartas no LOGO: a redescoberta, a
programação estruturada, a elaboração e reelaboração de projetos, os bugs e tantas
outras coisas... é como retornar à situação das engrenagens com que Papert [1986]
brincava na garagem da sua casa de infância; tentando reunir uma profundidade de
arranjos e coisas, capaz de, não no seu conjunto, mas em alguma de suas partes,
encontrar, no maior número de casos possível, uma correspondência biunívoca entre
objeto e criança interessada no objeto. Quando você observa crianças nas pré-escolas,
por menor que seja a abundância de coisas com as quais possam interagir, elas sempre
estabelecem, após um breve tempo de 'disputas', um comum acordo sobre a posse dos
diversos objetos, ou sobre quais são as habilidades que cada um dos seus pares
desenvolveu no manuseio destes objetos. Assim é com um jogo de pneus velhos, ou
com o lugar colorido do gira-gira
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, ou sobre aquele que vai ser o impulsionador do
gira-gira por fazer isso com mais habilidade. Este conjunto de coisas estabelecidas
vem, por certo, de uma empatia que cada criança tem por certas peças ou por certas
atividades e é um fator de enorme ajuda na construção de ambientes de aprendizagem.
Estudando algumas obras de Freinet [1961,1969], podemos verificar que,
na verdade, os cantinhos originais mereceriam outra denominação. Tratavam-se de
amplos espaços, que iam desde uma oficina gráfica, ou um laboratório de ciências,
contíguo à sala de aula, propriamente dita; até os espaços de natureza que poderiam
atingir as dimensões de uma fazenda, se as condições o permitissem. Eram, de fato,
Cantões... nada parecidos com pequenos recortes feitos na sala de aula tradicional,
existentes em algumas escolas de hoje. Isso, esta visão do espaço escolar enquanto
grandes áreas, máquinas e objetos à disposição da escola, é que traz o caráter de
revolucionárias às idéias de Freinet sobre a educação.
Freinet idealizou a nova escola do século XX, a escola do futuro na
referência do seu tempo. Já estamos à cerca de quatro anos para o início do próximo
século, que marca o fim de mais um milênio da era cristã e as idéias deste educador não
ficaram realizadas, na proporção imaginada, nem no passado, nem hoje, quando já nos
encontramos no futuro da sua perspectiva. Mas, nada disso diminui o seu mérito que,
sem dúvida, contém um enorme esforço, sinceramente engajado numa luta de radical
melhoria da educação.
Link: file:///C:/Users/magalu/Downloads/Dialnet-OsCantinhosDeFreinet-5165783.pdf
Neste pequeno relato podemos perceber o que Freinet acha importante a valorização de espaços para o aprendizado das crianças o quanto nós professores podemos explorar a questão dos cantinhos em sala de aula podemos elaborar varias aulas e trabalha vários temas com os alunos.
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